sexta-feira, 1 de junho de 2012

ACS promove seminário sobre criminalização dos movimentos policiais


Eventos será realizado nesta sexta-feira, na sede do Sinpol-RN, em Natal.

Nessa sexta-feira, dia 1º de junho, a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte promove um grande evento que contará com a participação de policiais, parlamentares e representantes de entidades nacionais. O Seminário sobre a Criminalização das Reivindicações dos Policiais e Bombeiros Militares será uma oportunidade de debate sobre legislação e movimentos sociais envolvendo militares.
O vice-presidente da ACS-PM/RN, cabo César Queiroz, explica que essa é uma maneira de colocar em pauta melhorias para a categoria e fazer com que se pense no futuro e nas formas de atuação das polícias. "O debate é para chamar atenção para que as lutas que estão sendo feitas há tanto tempo não percam foco, e, principalmente, para reascender algumas discussões travadas em todo país, como o caso do movimento na Bahia, mostrando que os policiais não podem e não devem se abater com perseguições políticas externas e internas”, destaca.
O Seminário será realizado no auditório do Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol-RN), localizado na avenida Rio Branco, 825, na Cidade Alta. O evento é aberto ao público e contará com a presença de representantes de categorias distintas, mas com os mesmos propósitos, como as Associações do Ceará, Pernambuco e Paraíba.
“Convidamos, por exemplo, parlamentares com o Sargento Soares, de Santa Catarina, o sargento Aragão, do Tocantins, e o soldado Sampaio, de Roraima. Além disso, temos a participação confirmada do presidente Associação Nacional das Praças, o soldado Pedro Queiroz”, informa o coordenador de Direitos Humanos da Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN, cabo Jeoás Nascimento, que já participou de vários debates sobre esse tema e também é vice-presidente da Anaspra.
Cabo Jeoás lembra que recentemente participou da mobilização realizada por policiais militares na Bahia e teve que encarar na pele um processo de criminalização de um movimento de luta de classe. “Há 15 anos que esse tipo de manifesto é realizado e as autoridades políticas ao invés de tentarem caminhar para o diálogo com as categorias militares, acabam usando a legislação para punir os que encampam as lutas de classe”, comenta.
Para o cabo Jeoás Nascimento, está mais do que na hora de se mudar as formas de pensar o militarismo no Brasil. “Queremos, por exemplo, colocar em discussão neste Seminário o fim das prisões administrativas”, revela. Outra pauta do evento será a implantação do subsídio e plano de carreira para as Praças. O Seminário sobre a Criminalização das Reivindicações dos Policiais e Bombeiros Militares terá início a partir das 13h.




Fonte: Assessoria / ACS-PM por Portal BO

Nenhum comentário:

Postar um comentário