quinta-feira, 31 de maio de 2012

Países da ONU recomendam fim da Polícia Militar no Brasil


O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta quarta-feira (30) ao Brasil maiores esforços para combater a atividade dos "esquadrões da morte" e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de numerosas execuções extrajudiciais.
Esta é uma de 170 recomendações que os membros do Conselho de Direitos Humanos aprovaram hoje como parte do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre o Exame Periódico Universal (EPU) do Brasil, uma avaliação à qual se submetem todos os países.
A recomendação em favor do fim da PM foi obra da Dinamarca, que pede a abolição do "sistema separado de Polícia Militar, aplicando medidas mais eficazes [...] para reduzir a incidência de execuções extrajudiciais".
A Coreia do Sul falou diretamente de "esquadrões da morte" e Austrália sugeriu a Brasília que outros governos estaduais "considerem aplicar programas similares aos da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) criada no Rio de Janeiro".
Já a Espanha solicitou a "revisão dos programas de formação em direitos humanos para as forças de segurança, insistindo no uso da força de acordo com os critérios de necessidade e de proporcionalidade, e pondo fim às execuções extrajudiciais".
O relatório destaca a importância de que o Brasil garanta que todos os crimes cometidos por agentes da ordem sejam investigados de maneira independente e que se combata a impunidade dos crimes cometidos contra juízes e ativistas de direitos humanos.
O Paraguai recomendou ao país "seguir trabalhando no fortalecimento do processo de busca da verdade" e a Argentina quer novos "esforços para garantir o direito à verdade às vítimas de graves violações dos direitos humanos e a suas famílias".
A França, por sua parte, quer garantias para que "a Comissão da Verdade criada em novembro de 2011 seja provida dos recursos necessários para reconhecer o direito das vítimas à Justiça".
Muitas das delegações que participaram do exame sobre o Brasil concordaram também nas recomendações em favor de uma melhoria das condições penitenciárias, sobretudo no caso das mulheres, que são vítimas de novos abusos quando estão presas.
Neste sentido, recomendaram "reformar o sistema penitenciário para reduzir o nível de superlotação e melhorar as condições de vida das pessoas privadas de liberdade".
Olhando mais adiante, o Canadá pediu garantias para que a reestruturação urbana visando à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016 "seja devidamente regulada para prevenir deslocamentos e despejos"

Fonte: Revista Época

Divipoe realiza operação para combater pistolagem no interior

A Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe), sob o comando do delegado Odilon Teodósio dos Santos Filho, realiza na manhã desta quinta-feira (31) uma operação nas cidades Assu e Guamaré, no interior no Estado. Denominada "Operação Mal-assombro", a ação já realizou 10 prisões.
A operação tem o intuito de combater a prática de pistolagem na região. Vinte e um mandados de apreensão e dois de prisão estão sendo cumpridos pela polícia.



Delegado Odilon Teodósio comanda a operação

Fonte: Tribuna do Norte



Polícia invade casa de assaltantes e encontra metralhadora e farda da PM


Uma metralhadora ponto 45, uma espingarda de pressão, vários carregadores de diversos calibres, coletes balísticos, perucas e uma farda da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte. Este foi o resultado de uma investida realizada pela polícia na noite desta quarta-feira (30), em uma casa localizada em um residencial, na Rua Irineu Costa, no conjunto Satélite, zona Sul de Natal.
A equipe do 5º Batalhão fazia uma perseguição após receber uma informação de um veículo tomado de assalto em Capim Macio. O carro estava conectado com um dispositivo de rastreamento e foi monitorado por uma empresa de segurança.
Quando os PMs chegaram ao endereço informado pelo GPS, (Sistema de posicionamento Global), os suspeitos abandonaram o veículo, mas deixaram para trás o QG do crime. A casa estava aberta e com vasto material espalhado nos dois cômodos existentes. Eram documentos, máquina de reprodução de cartões de crédito, armas, munições, carregadores e dois veículos, sendo um tipo Golf e um Corolla.
De acordo com o sargento Pontes, os suspeitos tiveram tempo de estacionar veículo roubado e fugirem. No entanto, não conseguiram fechar a residência usada como esconderijo deixando para trás todo o material utilizado nas ações criminosas.
“Acredito que o local era usado como ponto de apoio de uma quadrilha de assaltantes que age em toda Natal e no interior. O que mais impressionou a nossa equipe foi o poder de fogo que estavam sendo usado pelos bandidos”, relatou.
Além de todo o material, os policiais encontraram um computador portátil ainda ligado com informações pessoais de um dos fugitivos.
Depois de feita uma varredura em toda a zona Sul, as equipes da polícia não conseguiram localizar os moradores do local. Alguns vizinhos foram ouvidos, mas não souberam informar detalhes sobre o comportamento das pessoas que viviam ali.


Fonte: Portal BO

terça-feira, 29 de maio de 2012

Operação da PF em oito estados apreende 30 kg de cocaína no RN


 30 kg de cocaína apreendidas

Uma operação da Polícia Federal conseguiu apreender 30 kg de cocaína no Rio Grande do Norte e mais 75 kg de maconha em Goiás. Batizada de Trator, a ação foi deflagrada em oito estados brasileiros, tendo como foco desarticular uma organização criminosa que vinha praticando tráfico internacional de drogas. De acordo com a PF, 13 pessoas foram presas.
No total, 120 policiais participaram da operação, cumprindo 18 mandados de prisão e mais 22 de busca e apreensão, todos expedidos Justiça Federal da Subseção de Barra do Garças, no Mato Grosso, de onde partiram as investigações. Além do Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Goiás, a ação foi realizada no Mato Grosso do Sul, Ceará, Pará, Rondônia e São Paulo.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, os investigados responderão por tráfico de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem ultrapassar 15 anos de reclusão. Todos os presos, depois de interrogados, serão encaminhados às Cadeias Públicas dos respectivos estados, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.
A operação recebeu o nome de Trator, tendo em vista que a quadrilha costumava utilizar rodas de trator para camuflarem o transporte dos entorpecentes. Ao longo das investigações, a Polícia Federal conseguiu apreender aproximadamente 300 quilos de cocaína e mais 100 quilos de maconha.

Fonte: Portal BO  *Com informações da Polícia Federal.
 

Liberdade de expressão para os Policiais e Bombeiros Militares


Apesar da livre manifestação do pensamento ser o pilar principal no qual se sustenta a democracia, já que a mesma está pautada no debate livre à procura da melhor tomada de decisão para o bem comum da sociedade, as Forças Armadas, bem como as Forças Auxiliares, têm esse direito constitucional muitas vezes combatido no interior das Instituições Militares, sempre alegando o desrespeito à "Hierarquia e Disciplina".

Vejamos a definição de ambos substantivos:

Hierarquia - Ordenação da autoridade, em níveis diferentes, dentro da estrutura das Forças Armadas e das Forças Auxiliares por postos e graduações;
Disciplina - Rigorosa observância e acatamento integral das leis, regulamento, normas e disposições, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes do organismo policial militar.

Como dito anteriormente, a liberdade de expressão é definida como direito natural na Carta Magna do País, sendo um direito fundamental, intransferível e inerente ao direito da personalidade e à dignidade da pessoa humana. O próprio Ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio, sintetizou a "liberdade de expressão" como um direito fundamental do cidadão, envolvendo o pensamento, a exposição de fatos atuais ou históricos e a crítica.

Contudo, as Forças de Segurança Pública, pautados em Regulamentos Disciplinares anteriores à Constituição Federal, insistem em cercear o direito inerente ao ser humano, considerando muitas vezes crime ou transgressão o exercício da liberdade de expressão, retrocedendo ao período inquisitorial, ou pelo menos impedindo que se alcance a democracia plena e de fato. Esses mesmos regulamentos contrariam sua própria base de sustentação, a disciplina, quando desrespeita a Lei Suprema do País, já que não há o acatamento integral e nem o cumprimento da Lei Constitucional.

Taxar como crime a liberdade de expressão não faz com que tal conduta seja, de fato, criminosa, visto que materialmente a liberdade de expressão se trata de uma conduta defendida e protegida pela própria Carta Magna Brasileira. 
"Além disso, observa-se que a Constituição Federal de 1988 não faz distinção entre cidadãos civis e militares, negros ou brancos, pobres ou ricos, pois a todos é garantido a manifestação do pensamento, limitando tal direito apenas à norma constitucional".
O próprio STF, em maio de 1998, julgou o Habeas Corpus nº 75.676 - RJ, no qual figurou como paciente um militar que fora acusado de crime de publicação ou crítica indevida por ter concedido uma entrevista à rádio CBN, na qual criticou publicamente ato do Comandante Geral da PMERJ, o Governo do Estado, os cursos de formação profissional ministrados aos policiais e à política de segurança pública. No parecer do relator, Ministro Sepúlveda Pertence, asseverou que as Polícias Militares são apenas corporações militarizadas, cuja função é de policiamento ostensivo e de preservação da ordem pública, função esta eminentemente civil. Confira o entendimento do referido ministro.
"Ora, ao contrário do que ocorre com as Forças Armadas, que são instituições militares pela sua própria natureza, as Polícias Militares, cuja função de policiamento ostensivo e de preservação da ordem pública é eminentemente civil, são apenas corporações militarizadas mas, nem por isso, assumem, contra a natureza das coisas, status de instituições militares (...) Em verdade, submeter o policial militar às proibições do artigo 166 do Código Penal Militar, sequer se cogitando de manifestações ofensivas, representa clara limitação à livre manifestação do pensamento e estabelecimento de uma forma de censura" Ministro Sepúlveda Pertence
Por fim, o próprio Ministerio da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, publicaram no fim do ano de 2010 as Diretrizes Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública, partindo da concepção de que os policiais e profissionais de segurança pública devem ser reconhecidos em sua condição de trabalhadores e trabalhadoras, cidadãos e cidadãs titulares de direitos e, especialmente, sujeitos de direitos humanos, defende o exercício do direito de opinião e a liberdade de expressão dos profissionais de segurança pública.

Fonte: Sd Glaucia por Cabo Heronides

PM 824: Comandante geral da PM diz que pretende cumprir decisão judicial


Cel. Araújo disse que aguarda citação oficial, mas que já foi informado sobre a sentença (Foto: Canindé Soares)

Telefonei para o comandante geral da PM, coronel Araújo, assim que fui informado sobre a decisão da 3ª Vara da Fazenda Púlica de Natal. A sentença da magistrada Ana Cláudia Secundo, determina a continuidade da preparação dos 824 convocados da PM e prevê uma multa de mil reais por dia caso o coronel não cumpra essa e outras determinações em 30 dias. O comandante não atendeu após várias tentativas. Estava numa reunião e como sempre, solícito, retornou pouco tempo depois, assim que pôde. Comecei a falar sobre o assunto e ele foi logo adiantando. “Já estou sabendo da decisão”, disse de forma tranquila.
Na verdade o coronel Araújo disse que ainda aguarda a citação oficial, mas que já tinha sido informado “por alto” sobre o que diz a sentença. O comandante geral disse que aguarda a citação para conversar com o procurador geral do Estado, Miguel Josino, sobre o que será feito.
“Pretendo saber das condições do estado para cumprir a decisão e se irá recorrer, já que é uma decisão em primeira instância”, disse. O comandante explicou que irá fornecer detalhes sobre a necessidade do aumento do efetivo, mas que irá aguardar a palavra do procurador. Porém, no que estiver ao alcance dele, e no âmbito da Polícia Militar, o coronel Araújo disse que irá cumprir a decisão. “Decisão judicial é para ser cumprida”, disse o comandante.
 
Fonte: Jacson Damaseno

GTO de Macau prende uma quadrilha de alta periculosidade.

O Comandante da 1ª CIPM Major QOPM Fernandes declarou que a prisão dos cinco elementos realizada nesta manhã (28), por Policiais Militares do GTO de Macau foi de grande relevância para a Polícia Militar e para a sociedade, pelo fato de tirar de circulação indivíduos que estavam com "planejamento pronto" para agir na Região.



A prisão da quadrilha realizada nesta
Manhã na área da 1ª CIPM é de grande 
Relevância - Afirma Major Fernandes




O Grupo Tático Operacional - GTO prestou depoimentos sobre a prisão, os elementos também foram  ouvidos pelo Delegado de Polícia Civil Dr. Antonio Pinto. O grupo é composto por (5) cinco pessoas, sendo (1) uma mulher e (4) quatro homens.


Na ordem: Gessica"Maria" Mulher de Clézio, Nathan de Oliveira, Clézio Gonçalves - Thiago Henrique  e Fernando Lopes da Silva.
  1. MARIA, natural de Mossoró, que alega não saber de nada, e que ela apenas convive maritalmente com Clézio desde o carnaval fora de época Alto Folia.
  2. NATHAN DE OLIVEIRA DO NASCIMENTO, residente no bairro de mãe Luiza em Natal.
  3. CLÉZIO GONÇALVES DA SILVA, 30 anos residente na Rua Camaragibe em mãe Luiza Natal,
  4. THIAGO HENRIQUE PAULO DA SILVA, residente em Lagoa Azul Extremoz.
  5. FERNANDO LOPES DA SILVA, 27 anos residente na Rua do treme-treme em Ponta Negra


Com a quadrilha foram apreendidas (3) três armas de fogo, sendo (2) duas Pistolas p. 40 e um revolver p.45.
O surpreendente é que as duas pistolas pertencem ao material bélico da Polícia. Uma pertence a Polícia Militar do RN e a outra da Polícia Civil do Estado da Paraíba. 

Pistola.40 pertencente a PM/RN

Pistola.40 Pertencente a Polícia Civil da Paraíba

 foram aprendidas também:

  • Um carro tipo agile, ano 2010 placa NNR 4243 Natal RN de cor bege que foi tomado de assalto dia 17 de maio deste.
  • Vários pacotes de cigarro e salgadinhos (Grande quantidade)
  • Uma máquina de passar cartões
  • Vários cartões de credito em nome de pessoas distintas
  • Um computador completo com CPU e monitor
  • Celulares de várias marca
  • Dois pés de cabra (possivelmente fazer arrombamentos)
  • Dinheiro em espécie ainda não especificado o valor.

TODO O MATERIAL APREENDIDO

         O Carro usado pelos bandidos para a praticar 
      assaltos tinha sido roubado dia 17 deste, em Natal




Dinheiro apreendido com o Grupo

Pelas características apresentadas pela quadrilha, e também pelas informações levantadas pelos policiais, o bando já pode ser considerado de alta periculosidade. Estavam atuando em várias regiões do RN e provavelmente nos Estados do Ceará e Paraíba.

Informações levantadas comprovam que o alvo dos bandidos no momento era a região salineira, e há desconfiança de que Macau seria a próxima na lista dos bandidos.

 PRISÃO - O 1º Sargento PM Aroldo e demais Policiais Militares do Grupo Tático Operacional de Macau sob o comando de Major Fernandes localizou e prendeu o bando que estava hospedado em uma pausada na cidade de Pendências através de informações colhida por populares.
 Com o bando foram encontrados produtos provenientes de assaltos praticado por eles, um já confirmado que foi a um posto de combustível em Passa e Fica. Após a realização do flagrante de delito, o Delegado da jurisdição de Macau Dr. Antônio Pinto pedirá a transferência dos envolvidos para algum presídio do RN.


                                                                                                                              


Fonte: Sargento Sandra

Assalto ao posto Florestal



IMAGEM ILUSTRATIVA

Na madrugada de hoje (29), por volta das 03hs, um homem ainda não identificado, em uma moto Honda TITAN de cor escura chegou ao Posto Florestal que fica as margens da BR-304 em Assu, pediu para abastecer e após o abastecimento anunciou o assalto e levou todo o dinheiro que estava com o frentista, em seguida o assaltante saiu em direção ao Alto São Francisco. Diligência foi feita, mas nenhuma pista do autor do fato foi conseguida pelos policiais.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Assaltante é morto em confronto com a PM em Caraubas


Aconteceu na manhã desta segunda feira (28), por volta das 11h30min, um assalto a um estabelecimento comercial no bairro São Vicente, em Apodi. Na ocasião dois indivíduos armados de revólver invadiram e renderam a dona do estabelecimento e de lá conseguiram levar  um estojo de jóias com anéis, pulseiras, separadores, três celulares e quatro relógios de pulso, além da quantia de R$ 500,00.
Ao chegar ao local do assalto a polícia encontrou a proprietária do estabelecimento e três clientes que estavam no momento da ação criminosa. Todas foram interrogadas a respeito do que viram, foram feitas algumas perguntas que fazem parte dos procedimentos de praxe, porém uma das clientes estava aparentemente nervosa e entrou em inúmeras contradições ao ser interrogada.

CILÉIA, APODIENSE QUE LEVOU OS ASSALTANTES AO LOCAL

Ueciléia de Sousa Gama, residente no sítio Santa Rosa I, onde é popularmente conhecida por "Ciléia" acabou por confessar participação no delito. Através de "Ciléia" foi possível identificar os dois assaltantes que, segundo ela, residiam na cidade de Caraúbas.
De posse da identificação e endereço dos indivíduos um grande efetivo de policiais Civis e Militares de Apodi, comandados pelo Cap. Brilhante e Dr. Renato Oliveira com apoio do Cap. Carvalho, foi até o bairro Leandro Bezerra, em Caraúbas, onde estariam os assaltantes. Chegando à referida residência, os policiais foram recebidos a tiros e deu-se início a um intenso tiroteio entre polícia e bandido. 

ZARÓIO

Durante a troca de tiros, um indivíduo identificado por Francisco De Assis Alves Dos Santos (Zaróio), de 23 anos de idade, natural de Catolé Do Rocha-PB foi atingido por aproximadamente três tiros na região abdominal e veio a óbito a caminho do hospital. 

Material apreendido com os assaltantes

Na residência onde  estava "Zaróio", foram encontrados dois Revólveres Cal. 38 municiados com quatro munições deflagradas, quatro porções de cocaína, uma espingarda e Notas promissórias roubadas do comércio onde aconteceu o assalto parcialmente queimadas. 

ISAAC, COMPARSA DE ZARÓIO

Na mesma residência ainda se encontrava o comparsa de zaróio de nome Isaac pereira da silva, de 24 anos de idade que ainda tentou fugir pelos fundos da residência mais foi alcançado pelos policiais. 

FLAVIA E SARITA

Outras duas mulheres que também estavam na casa foram detidas, são elas: Isabely vieira de lima, mais conhecida como "Sarita", de 22 anos de idade e Flavia lima da silva, de 21 anos de idade. 

MATERIAL RECUPERADO

Na casa de Sarita, que é namorada de Zaróio, a polícia encontrou a mochila e as roupas usadas no assalto, algumas peças de jóias roubadas e dinheiro.
  Todos os envolvidos foram conduzidos à delegacia de polícia Civil juntamente com o material apreendido onde serão autuados pelo crime de assalto e formação de quadrilha.

 Fonte: Plantão Apodi
 Fotos: Icém Apodi e Plantão Apodi

Perda de documentos

IMAGEM ILUSTRATIVA

Vanilson dos Santos Pereira "VANILSON DA ASSUNET", comunica que perdeu todos os seus documentos próximo a capela do IPE, e pede a quem encontrou ou venha a encontrar, deixar na Assunet ou ligar para o 3331-7100, que sera prontamente gratificado.

Policial suspeito de assalto ao TJRN foi transferido para o 6º BPM em Caicó



O Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte atendeu a uma solicitação da Associação dos Cabos e Soldados e realizou a transferência de um policial que estava preso em um prédio sem condições mínimas de higiene e segurança. O soldado Macedo, suspeito de ter participado do assalto ao Tribunal de Justiça do RN, foi levado para o Batalhão de Caicó.
Ele estava detido na sede do Batalhão de Policiamento de Choque, no entanto, encontrava-se em uma sala debaixo de uma escada. Nos dias de chuva, por exemplo, o local alagava e levava risco para a segurança do policial. Por esse motivo, a Associação dos Cabos e Soldados foi acionada para tentar intervir e conseguir a transferência.
O coordenador da Defesa dos Direitos Humanos da ACS-PM, cabo Jeoás Nascimento, explica que o soldado Macedo encontrava-se em situação indigna, precária e degradante, sem as mínimas condições de higiene.
“Enquanto diretor da ACS-PM, na função de defesa dos Direitos Humanos dos policiais e bombeiros, não discuto o mérito das acusações imputadas ao soldado, mas ressalto que ele deve cumprir qualquer punição imposta com dignidade, respeito e, acima de tudo, de acordo com a legislação vigente em nosso país”, declara o cabo Jeoás Nascimento. Após uma visita feita ao local, a Associação constatou a situação irregular do soldado e entrou em contato com o Comando Geral. “Feita a denuncia, prontamente foi providenciada a transferência do soldado Macedo para o Batalhão de Caicó. Agradecemos ao Comando da PM por isso”, completa o representante da ACS.

Fonte: Eduardo Dantas

sábado, 26 de maio de 2012

Assalto seguido de sequestro em Assu

A.W.D.S, A.D.S.C.N, ambos de 15 anos, e Francisco Ferreira de Lima "TOTÓ"


Na noite de hoje (26), um taxista de Assu foi chamado para fazer uma corrida por volta das 18hs, para Jucurutu, e ao chegar a São Rafael foi rendido pelo trio de passageiros e colocado na mala de seu táxi. Segundo a vitima, todos foram para um sitio onde os assaltantes tomaram banho e se alimentaram, e a todo tempo a jovem falava para os comparsas o matarem, mas, para a sua sorte, seu pedido não foi atendido. Em seguida os assaltantes o levaram para Jucurutu e ao chegarem na cidade por volta das 22hs, foram a um posto de combustível abastecer. Durante o tempo em que abasteciam o veiculo, a vitima conseguiu sair da mala em que foi colocado e aos gritos alertou a todos que ali estavam sobre o assaltantes.
Um policial que estava de folga em uma churrascaria próximo ao posto, ao ver a cena, decidiu abordar o taxista, momento esse em que o trio de assaltantes fugiram em direção a cidade de Triunfo no táxi. Ao saber de todo o acontecido, o Policial Militar acionou a 3ª companhia de policia de Jucurutu, que de imediato enviou o GTO para uma possível interceptação ao veiculo. Todos os destacamentos da regiam foram alertados, e em poucos minutos a RP de Triunfo Potiguar avistou o veiculo e iniciou-se então uma perseguição na RN-233, já próximo a cidade de Parau o veiculo foi interceptado pelos policiais e o assaltantes ao perceberem que estavam em menor numero não esboçaram nenhuma reação.
O trio era composto por: Francisco Ferreira de Lima "TOTÓ", 26 anos, natural de Jucurutu e foragido desde outubro de 2011 da Prisão Agricula "Mario Negocio" em Mossoró, e os adolescentes de iniciais A.W.D.S de 15 anos de idade e A.D.S.C.N, também de 15 anos e quem mais falava em matar a vitima. Com eles foi apreendido um revolver calibre 32 com três munições intactas. O trio foi conduzido para Jucurutu onde sera feito o flagrante. 
Parabéns pela atitude e empenho a todos os policiais envolvidos nessa ocorrência, e em especial aos PMs: Sgt. Cesar, Sd. Edwilson e Sd.Damasio do destacamento de Triunfo e ao Cb. Edivaldo e o Sd. Ribeiro da companhia de Jucurutu. Que apesar de toda pouca condição, forçaram a parada do táxi, para que as Equipes do GTO de Assu e Jucurutu pudessem realizar a abordagem minuciosa.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Quadro de Saúde da PMRN tem déficit de mais de 100 profissionais


Há quase doze anos sem concurso para provimento de vagas no Quadro de Oficiais de Saúde da PMRN, o Hospital da Polícia Militar já não atende às expectativas dos PM's.
Para piorar a situação da Área de Saúde da PM, o Quadro de Saúde da PMRN tem um déficit de mais de 100 profissionais, dificultando ainda mais o atendimento ao público-alvo. Muitos profissionais da Secretaria de Saúde exercem funções que deveriam ser exercidas por Policiais Militares especialistas.
A solicitação da realização de um novo concurso foi feita acerca de dois anos ao Governo do Estado, tendo sido, inclusive, modificado, o Quadro de Saúde. No entanto, ainda não há previsão para o ingresso de profissionais especializados.
A falta de profissionais e de recursos atinge o Hospital Central Coronel Pedro Germano, o chamado Hospital da Polícia Militar, prejudicando o atendimento ao público, que já não se restringe aos Policiais Militares, mas atende também a pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde.
Segundo informações de profissionais do Hospital, o HPM já não realiza mais partos na Unidade Hospitalar e não mais atende casos de urgências, devido estes atendimentos estarem sendo realizados por residentes médicos, o que foi questionado pelo Ministério Público.
A falta de concurso no Quadro de Saúde faz com que Soldados ocupem cargos inerentes de Oficiais. Funções que legalmente deveriam ser exercidas por determinados postos ou graduações são exercidas por inferiores hierárquicos. Dessa forma, muitos Policiais que exercem a função superior ao seu posto ou graduação reclamam que esbarram na hierarquia, visto que, apesar de ser qualificado para a função e exercê-la com eficácia, outros PM's por serem hierarquicamente superiores ainda tentam utilizar-se da base do militarismo e recusam-se a receber ordens de um inferior hierárquico.
A realização do concurso para o Quadro de Saúde acabaria com essa discrepância hierárquica. Até lá, a saúde da PM continua em estado grave.

Fonte: Sd Glaucia por PortalBO

Sejuc adquire armas e munições para o Sistema Penitenciário do RN



A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) recebeu na segunda-feira (21), por meio coordenador do Sistema Penitenciário, José Olimpio da Silva, 100 armas calibre 12 e munição. A Sejuc utilizou a Ata de Registro de Preço do Exército para efetuar a compra.
De acordo com o coordenador, a Sejuc irá oferecer um curso de capacitação para os agentes penitenciários. "O curso tem como objetivo capacitar e qualificar os agentes para o uso de armas deste porte. Esta aquisição significa a modernização do Sistema Penitenciário e a valorização dos servidores. Em breve, também iremos receber coletes a prova de balas", informou José Olimpio.

Processo de aquisição
Em outubro de 2011, o então secretário de Justiça, Thiago Cortez, se reuniu com o Conselho do Fundo Penitenciário Estadual do Rio Grande do Norte (FUNPERN) para autorizar a compra de armas e coletes para os agentes penitenciários do Estado.
Estiveram presentes na reunião o juiz da Vara de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar; o Promotor de Execução Penal de Natal, José Braz; o coordenador do Sistema Penitenciário, José Olimpio e o diretor da Penitenciária de Parnamirim, Robson Gomes. Durante a reunião foi autorizada a utilização de dinheiro do Fundo Penitenciário para aquisição de armas, munição e coletes.



Fonte: Eduardo Dantas

Mais um assalto ao Posto Diniz II


Na noite de ontem (24), por volta das 23hs dois jovens já conhecidos da policia realizaram mais um assalto ao posto de combustível Diniz II, na Av. João Celso Filho.

ASSALTANTES

Os adolescentes Francisco Diego de Souza, vulgo "DACASSA", 19 anos, e Everton Everaldo Onofre da Silva, vulgo "VERTINHO", 18 anos, chegaram ao posto Diniz de posse de uma arma artesanal e com muita violência obrigaram os frentistas a entregarem o dinheiro e em seguida saíram correndo e adentraram no matagal ali próximo.

ARMA ARTESANAL

 Os dois, são parceiros desde os 14 anos de idade e apontados como sendo autores de vários arrombamentos e assaltos. Só ontem (24), DACASSA realizou um assalto na panificadora São Francisco, próxima da rodoviária e ao posto.
A policia foi acionada, e logo uma equipe da RP e outra do GTO realizaram um cerco no local indicado pelos frentistas como sendo a rota de fuga dos assaltantes, em direção ao Bairro Vertentes.
A busca incessante e incansável dos policiais foram os motivos que levaram a ação ao êxito, pois mesmo com  as dificuldades, da escuridão, lama e tempo, os policiais conseguiram localizar e prender a dupla por volta das 02hs dessa madrugada (25). Os acusados foram conduzidos ao Hospital Regional para fazerem exame de corpo delito e em seguida levados junto com o material apreendido para a DP/Assu, para serem autuados

MATERIAL APREENDIDO COM A DUPLA
.

Fotos: Focoelho.com

SOLDADO DA PM É ASSASSINADO E TEM ARMA ROUBADA EM FORTALEZA.


SD BATISTA

O soldado Marinaldo Batista Barbosa foi assassinado e teve a arma roubada no início da tarde desta quinta-feira (24), na rua São João, no bairro Bom Sucesso, em Fortaleza.
De acordo com a polícia, os dois homens que atiraram na vítima estavam a pé. Os suspeitos só levaram a arma do policial, apesar dele trafegar numa moto. Após diligência, a polícia prendeu cinco pessoas. Três delas foram levadas ao 12º Distrito Policial, no Conjunto Ceará, para averiguação.
Os policiais que atenderam a ocorrência informam que um homem conhecido apenas como Wagner, principal suspeito de ter atirado no soldado, ainda não foi preso. A polícia não sabe informar as motivações do crime. Marinaldo Batista Barbosa era lotado no Batalhão do Comando de Policiamento da Capital.

Fonte: JANGADEIRO

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Messias considerado "o terror do Frutilândia" é preso na madrugada.


MESSIAS "O TERROR DO FRUTILÂNDIA"

Foi preso em flagrante hoje (24), às 4hs da madrugada, na Rua Osvaldo Amorim, bairro Dom Elizeu, o desocupado Manoel Messias da Silva ”o terror do Frutilândia”, 28 anos de idade.


E com ele o menor de iniciais D.R.S. de 15 anos, ambos residentes no bairro Frutilândia.
O COPOM recebeu uma denúncia anônima que indicou o local exato onde dois suspeitos de participar de uma quadrilha de arrombadores estavam, e deslocou a RP comandada pelo Cabo Alcebíades,na companhia dos Sd’s Itamar, Felipe e Fernandes, que localizaram a dupla ainda com as câmeras de segurança que foram furtadas de uma residência. Os PMs conduziram os dois para a delegacia de Assu. Messias foi flagranteado enquanto que o adolescente responderá ao ato infracional.

IMAGENS DO FURTO DAS CÂMERAS

Nas imagens cedidas pelo proprietário das câmeras roubadas pela dupla, mostra a moto em que os indivíduos estavam, que por sinal já foi identificada como sendo uma Broz, vermelha, de placa MXS 2446, conduzida para a DP junto com seu proprietário que também faz parte da quadrilha de Messias.
O Dr. Marcelo e seus agentes continuam com as investigações para descobrir mais crimes que foram praticados por Messias e seu grupo.

Governo do RN abre licitação para nova contratação de locadora de viaturas



O Diário Oficial do Rio Grande do Norte publica o “Aviso de Licitação” para o Pregão Presencial 06/2012-RP-SEARH, tipo menor preço por lote, para o registro de preços para eventual contratação de empresa, visando a locação de carros e motocicletas para atender as necessidades das polícias Civil e Militar, no policiamento judiciário, ostensivo e caracterizado, conforme especificações e quantitativos constantes no Anexo I do Edital, que encontra-se à disposição no site www.rn.gov.br.
Os envelopes  contendo as propostas de preços e os documentos de habilitação, deverão ser entregues até o dia 01 de junho de 2012, às 09 horas (local), para a abertura do certame, no auditório da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), Centro Administrativo do RN – Bloco 06 – Lagoa Nova.
O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, informou ontem ao conselheiro Renato Costa Dias, do Tribunal de Contas do Estado, a publicação do edital do Pregão Presencial, enviando cópia do referido documento.

Fonte: Eduardo Dantas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Encerramento de curso.


6ª TURMA DO CCVE

Encerra-se hoje (23), o curso para condutores de veículos de emergência (CCVE) 6ª turma, que teve inicio na quarta-feira passada (16), no 10º BPM em Assu e que foi ministrado pelo Capitão Andrelino e o Sargento Laércio do CPRE.
O Curso para Condutor de Veiculo de Emergência tem por finalidade capacitar os Policiais Militares, Civis e Bombeiros Militares designados para exercer a função de motorista de viaturas. Estes policiais, bem como os Bombeiros Militares, serão ministrados sobre noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social, relacionamento interpessoal, direção defensiva e legislação de trânsito. Tudo de acordo com o estabelecido na resolução 168/04 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
O intuito da Secretaria de Segurança é legalizar junto ao CONTRAN a situação dos motoristas, Bombeiros e Policiais Militares ou Civis.

Saiu no BOM DIA BRASIL: No RN, buracos em selas e preso tomando conta de presos


No Rio Grande do Norte, o Bom Dia Brasil flagrou a situação de abandono de presos.

HOMENS E MULHERES PRESOS JUNTOS

Na cidade de Guamaré, a 165 quilômetros de Natal, a carceragem é improvisada. Um preso ajuda a tomar conta dos outros.
São 42 detentos, onde só deveriam estar 24. Homens e mulheres estão na mesma cela.
Segundo os presos, a segurança também é precária. “Aqui a gente não foge, porque não quer. Porque a gente está aqui para pagar a pena da gente”, afirma Adriana Helena Souza Machado.
O responsável pela delegacia improvisada confirma. “A gente sempre está em reuniões, quinzenais e, às vezes, mensais, pedindo que eles não fujam, explicando que está próximo de sair os alvarás. Eles dependem de atestado nosso de conceito de conduta, e isso vai contribuindo para que eles desistam de uma possível fuga”, conta o subtenente Luiz Carlos de Souza, responsável pelo dest. de Guamaré.
Do lado de fora da cela, tem um buraco na parede. Outros já foram fechados com recursos dos próprios policiais e da comunidade. A delegacia improvisada ainda tem esgoto a céu aberto, problemas na rede elétrica e falta de policiais.
O PM Francisco Elton Bezerra é o único de plantão conta com a ajuda de um preso considerado de confiança para fazer a limpeza e organizar a visita dos familiares, mas conta que já houve momentos críticos: “Na delegacia é só um policial para atender ao boletim de ocorrências, além dos presos, toma conta da delegacia e também quando não há contato com policiais. O policial sai do local e vai atender a ocorrência que está necessitando”.
O problema do Sistema Prisional no Rio Grande do Norte se agravou com o pedido de demissão, há cerca de dois meses, do secretário de Justiça e Cidadania, responsável pelos presídios e centros de detenção provisória. O secretário de Segurança e Defesa Social, Aldair da Rocha, passou a acumular as duas pastas, mas disse estar atento e ordenou providências.

ASSISTAM A REPORTAGEM COMPLETA AQUI


Fonte: BOM DIA BRASIL por Caboheronides

Polícia Militar não tem um centavo pra nada


A denúncia veio de um oficial superior da PM: a instituição vive uma crise financeira sem precedentes e não tem um centavo nem para um copo d’água. Não tem um pau pra dar num doido.
De acordo com o coronel que contou o problema ao jornalista Jacson Damasceno, a Polícia Militar está sem dinheiro para consertar viaturas e, o que é mais grave, para pagar Diárias Operacionais aos militares.
Como o efetivo da PM do RN ainda é ínfimo, uma das formas de compensar era pagando policiais que estariam de folga para que fizessem serviços extras.
Sem dinheiro para as DOs, a PM não tem como fazer operações fora de hora ou fim-de-semana, por exemplo.
“Como iremos exigir dos homens sem cumprir a lei que os ampara? Estamos vivendo momentos difíceis. Eu nunca vi tanta pobreza”, disse o oficial.
Ele também contou a Jacson Damasceno que até os primeiros meses do ano a polícia ainda conseguia pagar algumas DOs, e a situação era menos grave.


Fonte: Caboheronides

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Denúncia leva Polícia Militar a um desmanche a céu aberto.


MATERIAL RECUPERADO

Denúncias levaram a PM a recuperar parte de uma moto roubada no dia (10/04) do corrente ano na comunidade do Cumbi, zona rural de Assu. Segundo as denúncias feitas por um criador de animais, ao sair à procura de alguns de seus bichos no matagal entre o Bairro Parati 2000 e o Conj. Irmã Lindalva, o homem que não quis ser identificado, encontrou o chassi, parte do motor e também a lameira traseira de uma moto e tratou logo de comunicar a polícia.
O COPOM enviou uma equipe de RP para checar a veracidade e logo recebeu a confirmação e os dados do chassi encontrado. 

NUMERO DO CHASSI

Após Verificar no sistema, ficou confirmada que se tratava de uma HONDA FAN 125, ano 2008, propriedade do Sr. Gileno Guilherme Bezerra, que foi assaltado por dois elementos aparentando serem menores de idade.
O material recuperado será entregue a Polícia Civil, para que possa ser devolvido ao dono, e retirado do sistema a queixa de roubo.