sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Polícia prende no RN quadrilha que usava dinamite para arrombar bancos

Delegada Sheila Freitas apresentando o resultado da operação

Um dos homens presos pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte em uma ação que desarticulou uma quadrilha suspeita de arrombamentos de caixas eletrônicos e assaltos a carros-fortes é apontado como participante em mais de 50 crimes desse tipo, segundo a delegada Sheila Freitas, da Divisão Especializada no Combate ao Crime Organizado (DEICOR). O paranaense Paulo Donizete Siqueira de Souza, conhecido como Vírus, foi detido junto com o matogrossense José Carlos dos Santos Bezerra e o potiguar João Maria dos Santos, conhecido por Gugu.

Grampos, rádios de comunicação, armas de grossos calibres e coletes balísticos
A ação, denominada 'Operação Serpentina', ocorreu nesta quinta-feira (7), quando a polícia também apreendeu armas, equipamentos utilizados em roubos, explosivos e mais de R$ 61 mil em dinheiro.
De acordo com a delegada Sheila Freitas, os suspeitos conseguiram fugir na primeira abordagem, ocorrida em um shopping da zona Sul, ocasião em que José Carlos foi baleado. “Mas iniciamos a perseguição e conseguimos deter os três”, detalhou a titular da DEICOR.
O trio é apontado pela polícia como responsável por boa parte dos assaltos a bancos e carros-fortes ocorridos no estado. “Eles são muito organizados e estavam fortemente armados”, atentou a delegada.

Material apreendido
Os policiais da DEICOR apreenderam com os suspeitos dinheiro, granadas, uma espingarda calibre 12, rifles, grampos utilizados para furar pneus de carro, rádios comunicadores, munições, coletes balísticos, um giro-flex  explosivos, alicates e chaves de fenda, além de uma planta baixa do que a polícia acredita ser uma empresa de segurança de valores. “O local provavelmente seria o próximo alvo deles”, afirmou Sheila Freitas.

Planta baixa de um possível alvo
A delegada confirmou ainda que eles mantinham o material em três apartamentos alugados, sendo dois em Ponta Negra, na zona Sul de Natal, e um em Cajupiranga, na cidade de Parnamirim, região metropolitana da capital.
Para Sheila Freitas, o trio iria aproveitar as comemorações de carnaval para praticar o próximo crime. “Eles sabem que os caixas eletrônicos ficam cheios nesta época, porque as agências fecham”, explicou.

                                  Os suspeitos

A delegada do DEICOR afirmou que Paulo Donizete é um assaltante conhecido em todo a a região Nordeste, e tem vários mandados de prisão em aberto expedidos pela Justiça da Bahia. “Contamos, inclusive, com o apoio da polícia baiana para realizar a ação”, revelou.
O potiguar João Maria dos Santos, também de acordo com a delegada, é suspeito de vários crimes praticados no Rio Grande do Norte e cumpria pena em regime semi-aberto por tráfico de drogas. “Ele possui um estabelecimento em Parnamirim que serve de fachada”, disse.
As investigações da polícia prosseguem. O DEICOR ainda vai interrogar os três suspeitos, pois há a possibilidade de outras pessoas participarem dos arrombamentos e assaltos.

Fonte: G1 por Macaibapolicia

Nenhum comentário:

Postar um comentário