quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Grande movimentação no CDP de Assu: Rebelião, quebra-quebra, ameaças e transferências

Muro da frente do CDP já aumentado e em fase de acabamento
Graças a ajuda de populares "pessoas comuns" da sociedade, o muro do CDP de Assu finalmente esta sendo construído e aumentado. Segundo o Diretor do CDP, "a ajuda partiu de duas pessoas que terão seus nomes citados em uma nota de agradecimento posteriormente, mas a principio o que importa é que estamos cada dia mais perto de finaliza-lo".

Momento da chegada e aproximação do invasor...

...e o momento da entrega e fuga. 
Por volta das 11hs da manhã de hoje (24), em uma demostração de desespero por parte dos detentos e invasores, um jovem aproveitando-se do horário dos Agentes almoçarem, entrou na área de segurança pulou o muro em construção e realizou a entrega de mais um pacote com matérias ilícitos e fugiu antes de ser visto.

Drogas e celulares apreendidos hoje
Por sorte, os Agentes sempre alertas ouviram o barulho da sacola plastica, usada para subir o material, e conseguiram evitar que os detentos pegassem-na.

Portal da Grade destruído pelos detento rebelados
Marca dos objetos arremessados pelos rebelados
Pedras que foram arremessadas nos Agentes
Materiais que foram arremessadas nos Agentes
Por esse motivo os detentos iniciaram uma rebelião, principalmente na cela 04, onde promoveram um verdadeiro quebra-quebra, ameaçaram os Agentes e arremessaram ferros e pedras que conseguiram arrancar das paredes da cela e foi necessário acionar a PM.

celulares e carregadores apreendidos na 1ª revista
Três viaturas foram encaminhadas para dar apoio aos Agentes Penitenciários e uma revista rápida foi realizada para conter os ânimos dos detentos.
Devido as ameaças aos Agentes, o diretor do CDP solicitou do Coordenador da COAPE , "Major Castelo Branco" a transferência de 07 dos detentos rebelados, em carater emergencial.

Viaturas do G.E.P. em Assu
Material apreendido na 2ª revista
De imediato o coordenador atendeu a solicitação do diretor e por volta das 15hs enviou o Grupo de Escolta Penal (G.E.P.), para realizarem outra intervenção e em seguida a transferência dos 07 detentos, considerados principais autores da rebelião e das invasões acontecidas anteriormente.
Todo o acontecido foi posto em oficio e enviado a Juíza da Vara Criminal de Assu, a magistrada "Maria Nivalda", que deverá analisar a situação. Enquanto isso o Diretor do CDP além dos problemas já existentes, terá que se desdobrar para concertar os danos causados pelos detentos na cela onde o portal da grade que era chumbado na parede foi parcialmente arrancado, ficando impossível de alojar os detentos, ou seja, uma cela a menos.

Momento da transferência dos 07 detentos
Saída dos Agentes do G.E.P. após intervenção

Os detentos transferidos foram:

* RENAN BARBALHO DANTAS, condenado pelo Art. 33 (Trafico);
* ERIC DENES DE OLIVEIRA, condenado pelo Art. 14 (porte ilegal de arma de fogo);
* WALLYSON FERNANDES NOGUEIRA, mandado de prisão provisório; 
* ALLAN PINHEIRO GALVÃO DE ARAÙJO, condenado pelo Art. 33 (trafico);
* SERGIO FERNANDES FARIAS BEZERRAmandado de prisão provisório;
* GESSÉ FRANCISCO DOS SANTOS JUNIOR, preso provisório no Art. 157 (furto);
* CLAILTON SILVA MOURA, preso provisório no Art. 121 (homicídio).

Devido a quebradeira a visita de amanhã (25), ficou comprometida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário